Os seus dois rins trabalham mais do que imagina.
Têm o formato de um feijão, e cada um tem mais ou menos o tamanho de um punho. A maioria das pessoas pensa que os rins são responsáveis apenas pela produção de urina.
De facto, os rins acumulam urina e eliminam-na através do sistema urinário. O excesso de água e as toxinas dos processos metabólicos são eliminados do corpo juntamente com a urina, como um filtro. Além disso, o equilíbrio ácido-base é regulado pelos rins para prevenir o excesso de acidez no sangue.
Os rins também têm uma função importante na regulação da tensão arterial através da excreção de sal e água do organismo. Além disso, produzem hormonas, como a eritropoietina, que controla a produção das células sanguíneas na medula óssea. Também influenciam a quantidade de cálcio no sangue e a produção de vitamina D. Esta vitamina é necessária para a mineralização, que ajuda na estabilidade dos ossos.
Sabia que?
- Os rins removem o excesso de água e os resíduos do corpo durante 24 horas por dia
- Os rins saudáveis limpam o sangue cerca de 300 vezes por dia
- Em média, 1.500 litros de sangue passam pelos rins diariamente
Quais são as causas da doença renal crónica?
A doença renal crónica (DRC) é um processo longo, normalmente lento, em que o rim gradualmente perde sua função. No início, pode não notar que os seus rins estão a perder as funções. Os sintomas iniciais podem ser silenciosos, por isso pode não perceber.
O diagnóstico de doença renal normalmente é feito através de exames de sangue que medem a ureia no sangue, a creatinina e a taxa de filtração glomerular (TFG). O exame de sangue estima quanto sangue passa pelos glomérulos por minuto.
A IRC divide-se em 5 fases da doença (IRC 1-5). Muitas vezes, a fase 3 da IRC subdivide-se em 3a e 3b. Por uma questão de simplicidade, as fases 1 a 3a da IRC podem ser chamadas de fase inicial e as fases 3b a 5 da IRC podem ser chamadas de fase final.
Para o ajudar a realizar as alterações certas na sua vida, é necessário conhecer o estadio, que indica o grau de avanço da doença. Os cinco estadios da doença são determinados com base na taxa de filtração glomerular (TFG). Assim, é importante que compreenda o significado da TFG.
Este é um processo que, regra geral, ocorre ao longo de um período de meses ou anos. O processo não pode ser revertido mas, com um diagnóstico precoce, o tratamento certo e algumas alterações do estilo de vida, pode ser abrandado e, em alguns casos, até suspenso. Se sofre de doença renal, informe-se o melhor possível sobre a mesma; o tratamento correto e as alterações do estilo de vida podem ajudá-lo a manter-se saudável por mais tempo. O seu médico trabalhará em estreita colaboração consigo para conseguirem parar ou, pelo menos, abrandar a progressão da doença controlando as causas subjacentes.
Sinais e sintomas da doença renal crónica
Os sinais de alerta e os sintomas da doença renal crónica nem sempre são óbvios. Muitos pacientes podem sofrer da doença renal crónica sem saber.
Quais são os possíveis sinais de alerta?
- Menor produção de urina
- Inchaço nas mãos, rosto e pernas
- Falta de ar
- Dificuldade para dormir
- Perda de apetite, náuseas e vómitos
- Tensão alta
- Sensação de frio e cansaço
Quanto mais cedo se aperceber dos sinais de alerta, melhor o médico poderá intervir e indicar o tratamento mais adequado. A ajuda certa no momento oportuno pode evitar o avanço da doença renal.
Quais as mudanças no seu estilo de vida que o podem ajudar?
Além dos diversos métodos de tratamento, alterar o estilo de vida pode reduzir a progressão da doença renal crónica.
- Controlar a tensão arterial e a glicemia
- Ter uma alimentação saudável (reduzir o consumo de proteína e de sal)
- Perder peso
- Realizar pelo menos 3 sessões de 30 minutos de exercícios aeróbicos semanalmente
- Deixar de fumar
- Evitar certos analgésicos
O importante é sempre seguir as recomendações do seu médico antes de iniciar quaisquer grandes mudanças no seu estilo de vida.