Saltar para o conteúdo

Família e cuidadores

Família e cuidadores

Doença renal crónica – Um desafio para famílias e cuidadores.

Família e cuidadores

Viver com a doença renal não é algo que deva enfrentar sozinho. Geralmente, o dia-a-dia da família muda. As pessoas mais próximas do paciente são normalmente afetadas emocionalmente, mas não necessita de ser uma experiência negativa. Na verdade, conviver com a doença renal pode unir mais a família. Com o tempo, a vida familiar adquire um novo ritmo, diferente de antes, mas não menos válido.

Muitas pessoas fazem parte de um sistema de apoio: desde familiares a amigos até profissionais de saúde e instituições especializadas. Lembre-se: não está sozinho. O assistente social da sua clínica pode orientá-lo, aconselhá-lo e apoiar nas mais diversas áreas, especialmente quanto aos serviços sociais e aos recursos financeiros.

Family

Impacto na vida familiar

Gestão do tempo

Uma pessoa que necessita de diálise três vezes por semana deve gerir muito bem o seu tempo para equilibrar o tratamento com as atividades do dia-a-dia. Alcançar esse equilíbrio na gestão do tempo e ter que se ajustar a uma nova rotina, que funcione para si e para a sua família, pode demorar algumas semanas.

Nutrição

Restrições na ingestão de potássio, fósforo, sal e líquidos são normalmente recomendadas para as pessoas com doença renal crónica. A preparação das suas refeições deve ser ajustada a toda a família. Algumas dicas e ideias incluem usar mais temperos e ervas em cada refeição em substituição ao sal. Ou tentar uma abordagem do tipo “faça a sua própria refeição”, onde cada membro da família pode adicionar ingredientes no seu próprio prato.

Encontre algumas receitas em:

www.nephrocare.pt

Impacto no doente

Como a doença renal é sentida fisicamente

Os sintomas da doença renal podem incluir a sensação de estar sempre constipado. Exemplos de como uma pessoa com doença renal pode sentir-se:

Cansaço e fraqueza

O doente renal crónico pode sentir-se mais cansado e fraco, por isso é difícil conseguir subir um lanço de escadas, ou fazer uma caminhada. Pode sentir a necessidade de dormir mais do que o normal.

Frio

Pode sentir sempre frio, como se estivesse com febre.

Falta de concentração e esquecimento

Pode ter dificuldade de concentração, ou pode esquecer-se das coisas com mais frequência que o normal. Esses sintomas são mais frequentes devido à anemia – falta de glóbulos vermelhos – que pode ser tratada.

Outros sintomas que podem aparecer ocasionalmente

Inchaço

O inchaço pode ocorrer nos pés, nos tornozelos, nas mãos ou no rosto, tanto que às vezes nem consegue calçar os sapatos. Os líquidos em excesso nos pulmões podem dificultar a respiração e essa dificuldade pode, ser confundida com asma ou pneumonia. Ter muito líquido pode sobrecarregar o coração, especialmente se tiver o coração mais fraco devido à insuficiência cardíaca, ou outros problemas.

Pernas inquietas, insónias e comichão devido aos níveis elevados de fósforo no sangue

Muitos sintomas são normalmente tratáveis. Converse com o seu médico, ele poderá ajudá-lo.

Conteúdo relacionado

Das causas à prevenção