Saltar para o conteúdo

Gestão de Sódio Individualizada com a 6008 CAREsystem

Gestão de Sódio Individualizada

A Gestão de Sódio Individualizada com a 6008 CAREsystem permite o balanço de sódio difusivo devido a um controlo em circuito fechado.

Um objetivo importante na terapia dialítica é manter a ingestão alimentar de sódio interdialítica e a remoção de sódio intradialítica equilibradas. A sobrecarga de sódio durante a diálise leva a um aumento do ganho de peso e da hipertensão interdialíticos, sendo ambos fatores de risco cardiovascular major.

O sódio plasmático pré-diálise dos doentes está amplamente distribuído1

O gráfico apresenta o sódio sérico médio pré-diálise para 369 doentes não selecionados ao longo de 6 meses (sódio do dialisante 137 mmol / l, intervalo de referência do laboratório para a concentração de sódio sérico 135–145 mmol / l).

Atualmente, a concentração de sódio plasmático pré-diálise de cada doente não é habitualmente determinada. Se o sódio do dialisante não deve ser prescrito de forma standard, devendo antes estar alinhado com o sódio plasmático pré-diálise, sem o Sodium Management, este deveria ser determinado em laboratório antes de cada sessão de diálise.

A prescrição individual de sódio do dialisante é o fator chave para estabelecer o gradiente de concentração do sódio.

Agir sobre a transferência de massa de sódio difusiva em termos de uma carga de sódio difusiva reduzida pode levar a:

  • Redução da sede1
  • Redução do ganho de peso interdialítico2
  • Uma modificação nos resultados a curto prazo graças a uma redução na sobrecarga de líquidos e a uma redução na tensão arterial3

As guidelines recomendam vivamente um sódio do dialisante individualizado4,5

A sobrecarga de sódio durante a HD resulta claramente em mais sede com consequente expansão de volume, esforço cardíaco aumentado e hipertensão subsequente. 4  Há evidência para sugerir que alta ingestão alimentar de sódio e remoção inadequada de sódio durante a HD podem resultar em ingestão excessiva de líquidos e hipertensão.

Individualizar o sódio do dialisante à concentração de sódio plasmático pode melhorar a estabilidade hemodinâmica durante a diálise. 5

O Sodium Management da 6008 CAREsystem facilita a gestão da prescrição de sódio individualizada de forma a melhor corresponder às recomendações das guidelines. A Gestão de Sódio individualizada ajuda a evitar a sobrecarga de sódio durante a diálise.

Alinhamento automático do sódio do dialisante com a concentração de sódio plasmático

A medição contínua da condutividade do dialisante determina a quantidade de sódio difusiva que é administrada ou removida ao doente. A máquina mede continuamente a condutividade do dialisante que entra e sai e determina o balanço de sódio através de um modelo cinético. O Controlo de Sódio (Controlo Na) adapta automaticamente o sódio do dialisante ao sódio plasmático do doente. O Controlo de Sódio individualiza a prescrição de sódio, ajuda a prevenir custos e carga de trabalho adicionais, pode tornar obsoletas as colheitas de sangue demoradas e é facilmente implementado na prática clínica.

Princípio de balanceamento contínuo de transferência de sódio difusiva com a Gestão de Sódio individualizada

Balanceamento contínuo de transferência de sódio difusiva

A informação sobre a ingestão de sal dos doentes melhora a educação nutricional

A ingestão de sal durante o período interdialítico depende do comportamento do doente e é um forte impulsionador da sobrecarga de volume. 7 A visualização da remoção de sódio dos doentes com Sodium Management fornece informações sobre a ingestão de sal interdialítica, melhora a educação nutricional e pode melhorar os resultados dos doentes em HD.

A combinação do Sodium Management com a avaliação do estado de hidratação com o BCM estabelece o caminho para uma gestão de sódio e de fluidos precisa e personalizada e pode melhorar os resultados dos doentes em hemodiálise.

A tendência do sódio plasmático pré-diálise pode indicar alterações patológicas

A monitorização dos dados de tendência do sódio plasmático pré-diálise (suportada por TDMS – Therapy Data Management System**) pode indicar potenciais alterações patológicas ao longo do tempo.

Esta informação pode ser utilizada clinicamente para despoletar considerações extra no caso de desvios do intervalo de referência, ou para monitorizar tendências a curto e médio prazo indicando potenciais alterações patológicas. 8

**O Therapy Data Management System é um conceito geral que engloba diferentes produtos que são opcionais e vendidos em separado

Vantagens da Gestão de Sódio fácil e individualizada com a 6008 CAREsystem

  • O controlo da transferência de sódio difusiva permite uma prescrição de sódio individualizada.
  • A visualização da remoção de sódio dos doentes em cada tratamento proporciona informações valiosas sobre a sua ingestão de sal interdialítica.
  • A análise de tendências através da gestão de dados opcional** de sódio plasmático pré-diálise pode ajudar a indicar alterações patológicas.
Distribuição das alterações do sódio plasmático

Gráfico adaptado da referência9

Distribuição das alterações do sódio plasmático

Gráfico: A difusão de sódio nula reduz a distribuição de alterações de sódio plasmático9

Distribuição de frequência de alterações de sódio plasmático intradialíticas na diálise de 30 doentes com sódio do dialisante fixo standard de 138 mmol/l (azul claro) ou com Sodium Management e um objetivo de transferência difusiva nulo (azul escuro).

Vídeo Sodium Management

Gestão de Sódio – uma nova funcionalidade terapêutica disponível com a 6008 CAREsystem

Gestão de Sódio – uma funcionalidade terapêutica disponível com a 6008 CAREsystem

Prof. Bernard Canaud
Emeritus Professor of Nephrology | Montpellier University, France
Chief Medical Scientist | Global Medical Office EMEA

Entrar em contato
Conteúdo relacionado
[Translate to Portuguese (Portugal):]

Mais cuidados. Menos complexidade.

1. Lindley EJ, Reducing sodium intake in hemodialysis patients. Semin Dial. 2009 May-Jun;22(3):260-263.
2. Raimann JG, Thijssen S, Usvyat LA, et al., Sodium alignment in clinical practiceimplementation and implications. Semin Dial. 2011;24:587–592.
3. Sagova et al., Automated individualization of dialysate sodium concentration reduces intradialytic plasma sodium changes in hemodialysis. Artif Organs. 2019 Oct; 43(10):1002-1013.
4. National Kidney Foundation, KDOQI clinical practice guideline for hemodialysis adequacy: 2015 update. Am J Kidney Dis. 2015;66(5):884-930.
5. Kooman et al., EBPG guideline on haemodynamic instability Nephrol Dial Transplant 2007; 22 [Suppl 2]:ii22-ii44.
6. Canaud B et al., Sodium and water handling during hemodialysis: new pathophysiologic insights and management approaches for improving outcomes in end-stage kidney disease. Kidney International 2019;95:304.
7. Basile C, and Lomonte C., A neglected issue in dialysis practice: haemodialysate. Clin Kidney J. 2015;8:393–399.
8. Maierhofer A et al., EDTA-Poster 2019 FP546, “Conductivity based online estimation of predialytic plasma Na: clinical assessment”. https://academic.oup.com/ndt/article/34/Supplement_1/gfz106.FP546/5515421
9. Canaud et al., Kidney International (2019) 95, 296-309.