A incrível viagem de uma máquina de diálise
Mais de uma em cada duas máquinas de diálise usadas no mundo são produzidas pela Fresenius Medical Care. As máquinas são fabricadas por e entregues em mais de 120 países em todo o mundo. Uma máquina de diálise envolve trabalho de precisão. O design modular permite a customização conforme as necessidades dos nossos pacientes. A entrega na Austrália ou na Nova Zelândia, é apenas um obstáculo muito pequeno. Aqui está o registo da jornada de uma máquina de diálise desde a fábrica em Schweinfurt, Alemanha, até ao seu destino nas regiões inóspitas do interior australiano.
Embalada em segurança
- Uma máquina pesa de 120 a 150 kg
- Cerca de 25 kg refere-se ao peso da embalagem especial
Pensamos em tudo, inclusive em todas as zonas climáticas ao longo da rota marítima. Cada máquina suporta com facilidade a geada e a humidade do ar – um requisito básico. Mesmo assim, a máquina de diálise é cuidadosamente embalada para o transporte, visando a protegê-la contra quedas, humidade e calor. Os 8.000 componentes da máquina de diálise devem ser todos bem protegidos.
Demandada, fabricada e pronta para ir para o outro lado do globo Carregamento
- As máquinas de diálise são produzidas na fábrica de Schweinfurt desde 1979
- A mercadoria está pronta para embarque uma ou duas semanas após o pedido
Tudo preparado e pronto para a partida: uma máquina de diálise está a caminho do Nepal e, na semana passada, outra rumou para o Brasil. Esta irá para a Austrália. É carregada com outras 45 máquinas, já que cada contentor suporta exatamente 46 máquinas. A jornada já pode começar.
Transferência de comboio
- 497 quilómetros para o norte de comboio
Do asfalto aos trilhos. Quase todas as exportações internacionais passam pelo Porto de Hamburgo. Os trabalhadores no terminal dos contentores de Schweinfurt garantem que os contentores são entregues até as 17h poderá ser carregado para um navio, no rio Elbe, no dia seguinte. Assim, a nossa máquina de diálise segue a sua jornada nessa mesma noite. O comboio de carga chega ao Porto em Hamburgo de manhã cedo, sendo um dos 200 comboios que transportam milhares de contentores todos os dias.
Transporte marítimo
- No Porto de Hamburgo são manuseados 9.300.000 contentores por ano.
O carregamento na imensa plataforma logística. O Porto de Hamburgo é o maior ponto de transbordo para contentores por ferrovia em toda a Europa. A ferrovia do porto tem uma rede de 200 quilómetros de trilho. Do outro lado do ponto de transbordo, 5.000 navios para contentores fazem escala durante todo ano. O nosso contentor é carregado na NYK Vesta. O navio, construído em 2007, navega entre Tóquio e Hamburgo. O NYK Vesta, um dos maiores navios da categoria, tem capacidade para aproximadamente 7.000 contentores. Viajamos parte dessa rota: 8.562 milhas náuticas para ser exato. Até Singapura. Ahoy!
Transferência de carga
- No maior porto do mundo: com uma extensão de 30 quilómetros e mais de 1.000 ancoradouros.
Depois de 25 dias no mar, voltamos a terra pela primeira vez, no Porto de Singapura. 13% de todas as máquinas de diálise produzidas em Schweinfurt são enviadas para a região do Pacífico. Praticamente todas elas fazem uma paragem em Singapura. Daqui, são “somente” 7.710 quilómetros até ao Porto de Sidney, o nosso destino. O carregamento agora é transferido de um navio XXL para um navio XL, conhecido como alimentador, que navega somente no Oceano Pacífico.
Entrega no destino
- Atuação da área de Serviço Técnico da Fresenius Medical Care antes da última etapa da jornada
Resta uma coisa importante a ser feita: Antes da máquina de diálise chegar ao cliente, é preciso fazer outra paragem em Sidney. Na Fresenius Medical Care da Austrália, a máquina é totalmente desembalada e todas as funções são verificadas – somente depois disso embarca para o último destino da jornada: uma viagem rodoviária pelas regiões inóspitas do interior australiano, conhecido como Outback. O mossos colaboradores aguardam no destino para configurar e instalar a máquina.